musica,livros,vida,amor,sol,bem estar,sociedade

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amelices e outros estados de alma

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

Amelices e outros estados de alma

08
Jun17

Teoria da conspiração.


Beia Folques

 cvv.jpg

As pessoas andam sobressaltadas, em permanente frenesim, em constante instabilidade. Tudo se altera, as regras da empresa, os teus direitos e deveres perante a sociedade e as instituições governamentais, o comportamento de quem nos governa. Diariamente ouvimos notícias nos meios de comunicação de estruturas estáveis e sólidas serem desfeitas e reduzidas a nada. Nunca sabes com o que podes contar. Até a nível mundial o panorama está em permanente tumulto. O que gera uma suspeição generalizada de quase tudo e de todos.

Temos terreno fértil para as teorias de conspiração, no local de trabalho, na sociedade em geral, nas famílias se alguém quiser lançar a suspeição para reinar. Nada melhor que uma boa teoria da conspiração para desacreditar algo ou alguém especifico. É tão fácil e está tão disseminada esta “maquinância” que o que é verdade, o falso o que é real e o que se quer sabotar se misturam, gerando a dúvida e a trama facilmente ganha terreno. É lançada a depreciação ou mesmo a desonra só para deter poder, para manipular a opinião dos outros, para governar ou mesmo sem mais razão do que causar dano.

Estou farta das teorias da conspiração, quero claro, transparente, lógico e racional. Não suporto viver com a questão é verdade ou é mentira, está exagerado, está empolado, está desvirtuado, está tramado ou enredado.

 Temos tudo minado de teorias da conspiração, temos que questionar todo o tipo de informação que nos chega, cansa e desgasta tanto estar sempre alerta.

E porque é que pensamos sempre o pior de alguém ou de alguma situação? Onde perdemos o benefício da dúvida e geramos logo um julgamento rápido e repleto de verdades universais que se convertem em histórias articuladas e falsas? Porque não observamos e analisamos as situações com um olhar menos caustico e acutilante.

É tão triste e esgotante se fores tu o alvo de alguma teoria da conspiração, se fores o objecto de eleição de alguma mente maquiavélica e transtornada. Como te defendes? Ignorando e deixando o tempo passar pois ela se desmonta por si? Ou fazendo advogada de ti mesma em praça pública?

 Já diz o povo palavras loucas orelhas moucas. Será tão simples assim???

Discutindo este assunto com uma pessoa muito querida para mim, ela desmontou a teoria da conspiração e demostrou com a lengalenga que passo a descrever ( é uma história em espanhol) e explica como ela nasce, como cresce e insufla:

- Dois homens se cruzam num passeio, um pisa o pé ao outro. O que foi pisado vira-se para o outro cavalheiro e cumprimenta com a frase : Buenos dias senor mio.

E segue o seu caminho. O que pisou ficou a pensar, então pisei aquele tipo e ele em vez de me responder mal, cumprimenta-me e deseja um bom dia. O que ele quer dizer com este :

Buenos dias senor mio???

 Mio del gato. El gato caza al ratón. el ratón se come el queso.

El queso viene da la leche, la leche de la vaca.

La vaca tiene dos cuernos.

Me llamó cabrón!!!!

Conclusão o senhor que pisou, germinou todo um encadeado de presunções e precipitou uma conclusão. Ao contar a uma terceira pessoa o que lhe aconteceu já está o enredo montado, ele pisou fulano tal que o insultou de “cabrón” por algo tão inocente e casual como o incidente de ter pisado sem querer o pé do dito senhor.

Como demonstrado simples assim. Cada cabeça a sua loucura, que tenhamos sempre o bom senso de saber filtrar o trigo do joio e não ir em histórias mais ou menos mirabolantes.

O que me assusta é que a mesma história por mais extraordinária e incrível que seja, repetidas inúmeras vezes passa a ser tomada como verdade.

Buenos dias amigos mios….

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D