musica,livros,vida,amor,sol,bem estar,sociedade

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amelices e outros estados de alma

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

Amelices e outros estados de alma

12
Out18

É sexista ou será só parvo?


Amélia Folques

sexista.JPG

Tive formações em ambiente de trabalho toda a minha vida profissional. Recentemente tive mais uma. Trabalhei sempre em departamentos onde existiam mais homens que mulheres, acho que a maioria das vezes era a única mulher. Nem sempre foi fácil ou simpático mas fui gerindo essas limitações da melhor forma que sabia. Nunca recorri aos recursos humanos quando me senti mais “agredida” como profissional. Até ter tido esta formação onde ponderei seriamente em fazer uma queixa. Toda a situação simplesmente não é admissível, passo a explicar:

- mais uma vez era a única mulher no meio de homens, mas nada que não esteja habituada. O “formador” para demonstrar casos práticos foi pedindo a cada um dos participantes para fazer um exercício com a sua supervisão. Eis que chegou a minha vez. Qual é o meu espanto quando sou tratada como se fosse acéfala, os passos que tinha que fazer foram descritos e explicados como se eu fosse uma criança de 4 anos. Informação que já tinha sido dada anteriormente e que eu já tinha apreendido, pois se estou numa formação mesmo que contrariada ou o assunto seja o mais desinteressante possível esforço-me para aprender e tirar o maior proveito da mesma. A matéria de complexo não tinha nada o que ainda me deixou mais irritada, era do mais básico possível. Senti-me francamente chocada com a diferença de atitude que teve comigo comparando com os meus colegas mesmo aqueles que se poderiam equiparar ao meu grau de conhecimento naquela matéria.

Entre outros “mimos” no trato com a minha pessoa ainda teve a imbecilidade de responder a uma questão que coloquei quando estava o dito "formador" a fazer uma demostração com um colega que eles eram só homens e não eram “multi task” como as mulheres, o que num ambiente de café até aceitaria e poderia brincar mas ali não era o local para chalaças ou idiotices. Mais uma vez incorreu num erro grave e elementar nas relações de trabalho.

Não admito comportamentos paternais ou condescendentes no local de trabalho. Não quero nem preciso de proteccionismo ou de alguma espécie de tratamento diferenciado, só peço respeito e igualdade de oportunidades e de comportamento.

Tratar um colega de forma diferente é só uma forma de o discriminar e segregar pois está-se a remeter para outra esfera que não a do grupo. Ocorreu-me a realidade das castas, aqui existia a dos homens um nível superior e depois as mulheres que o “formador” no seu entender têm problemas de aprendizagem.

Hoje em dia que se discute até ao desvario estas questões relativas ao sexismo ou discriminação do gênero, observo que o preconceito está mais latente do que nunca na nossa sociedade. Há 20 anos atrás não era tão visível, era mais homogéneo e correcto o tratamento.

Sinto-me incomodada por mim mas só de pensar nas minhas filhas e tantas outras mulheres que têm que viver com estes trogloditas escrevo este texto. Hoje não estou para ficar calada.

Assusta-me o facto de este assunto ser da ordem do dia, na nossa função como educadores, das agendas de todas as escolas e de tantos Ministérios, da comunicação social, etc e o que deduzo é que quanto mais se discute talvez mais ruido se coloca ou diminui-lhe a importância e a mentalidade sexista ou o preconceito não é ultrapassado muito menos vencido. Estamos a viver um retrocesso civilizacional nesta área, o que irá agravar os desequilíbrios e as diferenças em todos os aspectos entre sexos tornando toda a Sociedade mais frágil e pobre.

A minha imensa questão é se esta gente com este tipo de comportamentos tem consciência do mesmo. São sexistas ou só e simplesmente parvos?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Bem verdade, viver encantado com a vida, apesar do...

  • s o s

    explico. Pois, justamente nao vou explicar nada, ...

  • Ana D.

    Excelente reflexão!Obrigada pela partilha!

  • Anónimo

  • cheia

    Totalmente de acordo!Boa semana!

Mensagens

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub