Passado/ Presente/ Futuro
Amélia Folques
Assisti a um “talk show” com o Brad Pitt na tv, para meu imenso espanto foi muito interessante. No meio das perguntas e respostas o actor colocou a seguinte questão ao entrevistador:
- Se tivesse acesso a uma máquina do tempo em que direcção se dirigia. Iria revisitar o passado ou visitar o futuro?
Fiquei a matutar nesta questão. É fundamental saber qual a direcção que queremos tomar, para saber o que queremos.O que é que eu escolheria?
Era fantástico ir ao passado, mas só sabendo o que sei hoje, agora. E corrigir, amar mais e melhor, aproveitar, usufruir, desculpar. Ter uma segunda vez para que os erros, omissões, negligencias que cometi fossem sanadas ou que pudesse evitar as que fui vitima.
Seria bom ir ao futuro e saber o que me reserva, e assim alinhar a minha vida, fazer o balanço do que andei a construir até agora, evitar erros, descuidos. Poder colocar em perspectiva as minhas ambições, objectivos e desejos. Para não haver arrependimentos, perdas desnecessárias, decisões desastrosas, mágoas.
Ando desde esse dia a pensar qual seria a minha prioridade, passado ou futuro…
Optei pelo presente.
O passado foi o resultado das minhas decisões e das circunstâncias. Decisões que tomei tendo em conta a experiência, a idade, os outros, a minha percepção dos acontecimentos naquele momento, por vezes instantes. Mas era a realidade com que me defrontei. Tenho a paz de saber que todas as minhas resoluções foram sempre tomadas por amor ou falta dele.
O futuro deixo-o sossegado, quero ter a ilusão que quando lá chegar saber que não fiz “batota”. Quero ter a alegria de quando acontecer ter a consciência que foi construído de uma forma equilibrada, justa, sábia e amorosa. Quero estar rodeada por todos aqueles que me são tão queridos e caros, um futuro sustentado e harmonioso, com alguns sonhos realizados.
Quero o presente para investir no futuro, aprender com o passado com tudo que foi bom e menos bom. Quero o presente para conciliar-me com o passado e criar bases para um futuro tranquilo. Reconhecendo os erros e enganos do que foi a minha experiência até agora, e sobretudo valorizando tudo de bom que o passado me deu tão generosamente e assim o futuro surgirá em paz e radioso. Quero o presente para que este não seja vivido em vão.
E como todas as minhas decisões são tomadas pelo coração espero que ele não me traia.
Sou grata pela facto de viver o presente e que este seja o agora e uma ponte. E que nunca no futuro diga agora é tarde….