musica,livros,vida,amor,sol,bem estar,sociedade

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amelices e outros estados de alma

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

50 e´s ainda à procura do sentido da vida.

Amelices e outros estados de alma

11
Jan18

pedrinhas, pedras, pedregulhos, rochedos, meteoritos.


Amélia Folques

pedras.jpg

 

Como encaramos uma contrariedade, um contratempo, um problema, um desfortúnio, uma fatalidade, uma catástrofe? Tudo tem um peso diferente, o impacto destes acontecimentos na nossa vida é desmesuradamente distinto conforme o grau de adversidade com o que nos defrontamos.

Temos de ter a calma e a sabedoria necessária para darmos a devida importância e catalogarmos devidamente o que temos pela frente. Sem dramatismos nem carregado de fado trágico vamos avaliar o desafio que a vida nos dá. E se a vida nos deu algo deve haver uma explicação cármica, religiosa, no destino, etc para o que temos de superar. Portanto nada que não possamos lidar com ...

Está em cheque a nossa capacidade de interpretação e resolução perante as variações menos agradáveis da vida.

 Vamos esvaziar a cabeça de todo a carga tóxica das palavras. Vamos afastar as imagens negativas que este problema inconscientemente nos coloca na cabeça. Vamos fazer o exercício de lembrar episódios da nossa vida ou de vidas que passaram por nós que se viram com situações semelhantes ou mesmo diferentes e de como ajuizaram a mesma. Vamos focar nos pontos positivos da nossa existência. Vamos abstrair-nos ouvindo aquela música, ver o mar, vamos preparar aquele prato que nos conforta. Vamos ver aquela fotografia que nos leva ao tempo em que a vida era leve e feliz. Vamos ignorar tudo que esteja naquela nuvem cinzenta que ensombra os nossos passos. Vamos ligar aquela pessoa que nos pode revitalizar, que está sempre lá para nós. Vamos lembrar do som daquela gargalhada, do doce e ternura daquele sorriso. Vamos buscar aquela memória de quando tudo era inconsequente e eterno. Vamos rezar aquela oração que apendemos em criança e pedir direcção Divina para mantermos a sanidade necessária e não cedermos ao pessimismo. Vamos acreditar em nós.

Nem tudo são meteoritos que vem com uma velocidade alucinante e causam uma cratera na Terra, com um estrondo enorme e aniquilando o que lá estava antes do impacto. Nem tudo serão certamente pequenas pedrinhas que incomodam no sapato. Está tudo na forma de como encaramos a vida e os seus desafios. A nossa capacidade de luta, de resistência, de sobrevivência fala mais alto. A nossa vontade de querer rir, brincar, amar, ver a vida a acontecer, conviver, enfim de viver com motivação, entusiasmo e propósito são o principal factor para darmos o tamanho certo, o peso correcto e a importância devida ao inesperado. 

Se encontrares um meteorito no teu caminho pega num martelo, numa picareta ou mesmo com uma marreta e transforma em pó, faz areia dele. O único problema é que será uma areia escura. Que interessa, já tomei banho em praias de areia preta que são tão maravilhosas como as de areia dourada e com a vantagem de a água do mar ser mais quente, é tão bom. Tudo tem um lado positivo.

Certamente tudo terá uma lógica ou um desígnio, caberá a nós interpretar isso de uma forma construtiva e positiva. Ou então não é para ter nenhuma mensagem, não tem nada de transcendente nem sublimar e sim são só pedrinhas, pedras, pedregulhos, rochedos, meteoritos que nos vão dar trabalho para os desfazer, transformar em areia, reduzi-los ao mais pequeno e inofensivo elemento. E a bem da verdade "Não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe", é a Vida.

14 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Bem verdade, viver encantado com a vida, apesar do...

  • s o s

    explico. Pois, justamente nao vou explicar nada, ...

  • Ana D.

    Excelente reflexão!Obrigada pela partilha!

  • Anónimo

  • cheia

    Totalmente de acordo!Boa semana!

Mensagens

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub